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19/5/09

Artigo: Reciclando o lixo.

TEMA: PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE RECICLANDO O LIXO NA ESCOLA LUIZ CAPILLA.

Artigo: Preservação e reciclagem do lixo.

                                                                                     Professor: Hamilton Wander

1 – Resumo.

Este artigo tem a finalidade de demonstrar a importância da preservação do meio ambiente através da coleta do lixo selecionando e reciclando, partindo de uma prática vivenciada com professor e alunos da Escola Professor Luiz Capilla situado na Rua Carlos Gomes N. 251 Presidente Médici RO. Servindo de estimulo e aprendizagem sendo que as aulas práticas de reciclagem abrangem a interdisciplinaridade em artes, integra à variadas fontes de reflexão sobre o cuidado e zelo pelo meio ambiente do qual fazem parte. Além do aproveitamento de diversificadas tipos de lixo.

Conclui-se que ao oferecer aos alunos oportunidades para conduzir e desenvolver atividades extras demonstra interesse profundo pelo processo de reaproveitamento e reciclagem do lixo conservando o ambiente limpo e embelezando o meio com o próprio material reciclado servindo de instrumentos pedagógicos em outras disciplinas.

Palavras-chave: Preservação do ambiente, reciclagem do lixo, aprendizagem. 

 

2 – Referencial Teórico.

Através dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação fundamental, inseri-se a educação ambiental, onde o objetivo principal é integrar o aluno a inúmeras fontes de investigação e aprendizagem reciclando o lixo construindo materiais didáticos pedagógicos que serão usados em diversas disciplinas e em ornamentação na própria Escola. A reciclagem é de suma importância para a conservação do Meio Ambiente como diz; Debortoli: “Resto de atividades humanas, considerados inúteis, podem ser aproveitados como matéria-prima na fabricação de diversos utensílios por meio da reciclagem”. Baseado nestes parâmetros que professores e alunos vêm desenvolvendo um trabalho de reciclagem e aproveitamento do lixo de diversificadas composição.

No mundo atual torna se indispensável à reciclagem devido os estragos que vem causando o descuido com o lixo ao meio ambiente é preciso começar pelas escolas e se estender na sociedade essa conscientização da coleta seletiva do lixo e sua reciclagem reaproveitando aquilo que seria algo a contaminar o ambiente o poluente se torna belo em obras de artes. Assim confirma; Claudio Richard Dias Engenheiro Agrônomo “Inserida entre as principais preocupações da atualidade quanto à contribuição para a preservação do meio ambiente, a reciclagem do lixo revela-se importante em diversos aspectos, entre eles a economia propiciada às indústrias e a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Seu processo é aqui descrito de forma simples e abrangente, enumerando os componentes mais encontrados nos lixos domiciliar e comercial, as principais formas de reaproveitamento  e as vantagens que com ele podem ser obtidas”.

Portanto além das vantagens econômicas que a reciclagem contribui, da ênfase a um trabalho educativo estimulando os discentes a zelar pelo meio onde vivem demonstrando um ato de cidadania aonde jovem vão conscientizando o próprio jovem, juntos em grande mutirão em busca de um resultado promissor para as gerações vindouras. Persebe-se que através do trabalho desenvolvido promove-se a coletividade em busca de um só objetivo que é educar o cidadão para a proteção do meio ambiente. É com essa finalidade que professores e alunos buscam uma solução para diminuir a poluição através do cuidado com o lixo e a forma mais eficaz é a sua reciclagem e seu reaproveitamento. Partindo de seu pressuposto se faz necessário um bom planejamento com estratégias e metas definidas em projeto participativo. “Como diz Sánchez (1991) a avaliação de impacto ambiental só poderia ser considerada eficiente se desempenhasse quatro papéis complementares, a saber, como instrumento de ajuda à decisão, como instrumento de concepção de projetos e de planejamento, como instrumento de negociação social e como instrumento de gestão ambiental”. E se faz necessário que todos os cidadão sejam verdadeiros gestores da preservação e conscientização do próprio ambiente onde habitam sentindo-se responsáveis por futuras gerações.

 

3 – Material e Métodos.

O referido trabalho foi realizado em uma Escola Municipal de Presidente Médici do Ensino Fundamental Professor Luiz Capilla no ano de 2008 e aonde se coletou o lixo e selecionou transformando em vários objetos de artes e ornamentos, os materiais reciclados como garrafas pétti, copos plásticos, papel sulfit, caixas de papelão, vidros e outros. Também desenvolveram pinturas em todos os materiais confeccionados.

Os trabalhos foram desenvolvidos em grupos sendo os mesmos coordenados e monitorados pelo professor Hamilton Wander na disciplina de Artes sempre com a finalidade de preservação do meio ambiente instruindo assim a reflexão e aprendizagem sobre o mesmo e reaproveitando os descartáveis.

Em 2009 pretende-se dar continuidade a esse trabalho interdisciplinar sendo que a finalidade é se estender a comunidade em geral criando atos de cumplicidade com o meio onde se vive.

 

4 – Resultado e discussão.

Muitos conceitos-chave devem ser seguidos para se obter sucesso na experiência como modelos em outras escolas com desafios similares, primeiro estabelecer uma relação de confiança antes de iniciar o processo para assegurar uma comunicação positiva entre os participantes; segundo entender as necessidades dos participantes. A coleta do lixo selecionando-o e reaproveitando foram estratégias importantes, ao oferecer aos alunos oportunidades de aprender fazendo. O foco principal do trabalho foi tentar mudar os hábitos de conservação do meio ambiente e o reaproveitamento dos descartáveis.

A meta principal é educar, motivar e inspirar as pessoas a respeitar o lugar onde se vive zelando e preservando para o bem estar de futuras vidas no planeta terra.

Os resultados foram satisfatórios porque a reciclagem e a construção de artesanato visando enriquecer a pedagogia didática melhoraram o visual da escola em relação à conscientização do lixo reaproveitando o mesmo e o que antes deixava o ambiente mal visto passou a enfeitá-lo e sendo fonte de reflexão em diversos conteúdos em várias disciplinas.

Outro ponto positivo foi mostrar aos participantes a importância do aproveitamento dos descartáveis preservando o meio e ao mesmo tempo embelezando.

Como relata o trabalho de reciclagem e reaproveitamento dos descartáveis é um laboratório vivo, serve para uma aprendizagem prática auxiliando o professor no estudo ambiental dando um equilíbrio na ecologia, Além da conscientização de preservação economizando matéria prima.

Outro item muito importante foi mostrar que é possível equilibrar o clima, sem resíduos de contaminantes químicos danosos a saúde, tem sido uma exigência cada vez maior por parte da sociedade em todo o mundo na busca de uma melhor qualidade de vida. Isto só é viabilizado entregando um modelo de reaproveitamento dos descartáveis controlando a poluição e protegendo o meio ambiente e a saúde de todos os seres vivos.

 

5 – Conclusão.

Assim sendo, conclui-se que preparar os alunos para o futuro, requer oferecer-lhe momentos práticos e não mais de mero repetidor de conhecimentos. Deixando-os livres para inserir suas experiências vivenciadas revelando que os alunos apresentam maiores interesses em trabalhar educação ambiental demonstrando suas práticas. Fatores como a maior interação com diversos profissionais, persebe-se responsabilidade e entusiasmo por parte dos alunos em desenvolver atividades ao ambiente escolar aonde fazem parte todos os dias os mesmo se sentem lisonjeados em poder auxiliar no processo de sensibilização contribuindo para mudanças de percepção e atitudes em relação ao meio ambiente desenvolvendo hábitos e cuidados com o lixo, em sua separação e reciclagem tornando os trabalhos coletivos em um espaço de aprendizagem.

 

 

 

 

7 – Referências Bibliográficas.

PARAMETROS Curriculares Nacionais.

DEBORTOLI, Leandro Marcelo, Artigo Revista Furnas edição de dezembro 2004.

TEIXEIRA, Marlei Ramos Artigo Revista Furnas edição de dezembro 2004.

DIAS, Claudio Rachid Engenheiro Agrônomo.

VIERA, ET Sanchez (1991).

criado por n.byhain    22:57 — Arquivado em: Sem categoria

4 Comentários »

  1. Comentário por Edilene Gama — 21 de maio de 2009 @ 20:10

    Prometido e cumprido, está de parabéns prof.

  2. Comentário por Leiliane — 10 de junho de 2009 @ 12:07

    Oii pAii, ta lindoo o Blog… principalmente os textos continue assim beijos da filhota!!

  3. Comentário por fernando — 22 de novembro de 2010 @ 16:26

    muito bom seus trabalhos professor muito bom

  4. Comentário por reinaldo — 15 de janeiro de 2011 @ 0:47

    oi nilton ,legal ja comecei ver alguma coisa aqui,um abraço acabei de chegar.

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